Direciona para https://simbolosmunicipais.com.br/sp/sertaozinho/simbolos-municipais Bandeira, Brasão e Hino de Sertãozinho - SP - Símbolos Municipais
s í m b o l o s
Sertanezino

Sertãozinho

São Paulo / Brasil

Símbolos Municipais de Sertãozinho


Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Sertãozinho.

Bandeira de Sertãozinho


A autoria da Bandeira de Sertãozinho é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Sertãozinho se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].



Download da Bandeira

           



Brasão de Sertãozinho


A autoria do Brasão de Sertãozinho é de 0. A regulamentação do Brasão de Sertãozinho se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Sertãozinho é [ aguarde atualização ].



Descriçao Heráldica — Brado de formato redondo português partido e cortado, encimado por uma coroa mural. Em campo de ouro, no primeiro quartel, a imagem de Nossa Senhora Aparecida; no segundo, de goles (vermelho) duas coroas murais de prata; no segundo campo de sínople (verde) uma faixa de prata. Como suportes, a destra, um ramo de café frutificado na sua cor natural, e, a sinistra, um feixe de cana, na sua cor natural. No fundo ou abismo do brado, um listel de prata, com letras de goles (vermelho) a legenda latina “Fides et Labor” ladeantes as datas 10-3-1885 e 5-12-1896.

Simbologia do brasão — O escudo redondo português, evoca a história do Brasil e asua ascendência lusíada.

Campos do brasão — O primeiro campo de ouro, é a riqueza espiritual e material do povo de Sertãozinho, que tanto tem feito pela grandeza de São Paulo e do Brasil; o segundo campo de goles (vermelho), é a disposição da gen¬te deste privilegiado município paulista à luta e ao trabalho intenso, pelo bem da nacionalidade. O segundo campo, do brado de sínople (verde), é o simbolismo da fertilidade do solo e a sua exuberância.

Símbolos do brado — A imagem de Nossa Senhora Aparecida perpetua o fato profundamente histórico de ter sido o nome de Arraial de Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho, o nome primitivo do arraial que deu margem à fun¬dação da cidade: as duas coroas murais, de prata, são os dois Distritos formadores do Município: Sertãozinho e Cruz das Posses; no fundo ou abismo do Brasão, uma faixa ondulante de prata, que na ciência heráldica é simbolizadora dos cursos d’água, lembra o rio Pardo, vivificador de suas terras e ao qual se ligam o rio Mogi-Guaçú e os cursos Onça e Sertãozinho.

Símbolos exteriores —O ramo de café frutificado, na sua cor natural colocado à destra do Brasão lembra o trabalho dos paulistas, que fizeram erguer no seu território, a onda verde de seus cafezais que constituíram o elemento de base à consolidação do crédito do Brasil no exterior; o feixe de cana, colocado à sinistra do Brasão, é a lembrança da produção canavieira, a mais importante do Município de Sertãozinho; o listel de prata, com forro de goles (vermelho) traz a legenda “Fides et Labor” que simboliza e evoca as preocupações máximas do povo de Sertãozinho, devotado a Deus por sua Fé inabalável e à pátria por seu trabalho fecundo, constante, cívico e altamente produtivo. Esta legenda tem ladeantes as datas “10-3-1885” e “5-12-1896”, respectivamente datas da fundação do distrito e instituição do Município pela Lei de n.0 463.

O Brasão de Armas do Município de Sertãozinho deve-se à iniciativa do nosso conterrâneo, o deputado estadual Antônio Oswaldo do Amaral Furlan, que incumbiu da simbologia das peças interiores e externas do Brasão o conhecido heraldista e historiador Enzo Silveira, da Comissão de Heráldica do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Genealógico Brasileiro e pertencente a várias entidades congêneres do extrangeiro.

O desenho do Brasão ficou a cargo do desenhista José Arnaldo de Azevedo.
(1) O projeto de lei Instituindo o Brasão de Armas do Município de Sertãozinho foi apresentado na sessão da Câmara Municipal no dia 3 de Agosto de 1956 pelo vereador Dr. Antônio Furlan Junior’, sendo aprovado por unanimidade.

Download do Brasão

           





Hino de Sertãozinho


A autoria da letra do Hino de Sertãozinho é de Alberto Bevegnú e a autoria da música do Hino de Sertãozinho é de Alberto Bevegnú. A regulamentação do Hino de Sertãozinho se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Letra

I

Oh! Querida terra, berço de heróis, labor e glória,
És a mãe sublime dos filhos teus, mais cara jóia.
Caminhando ao fluxo e ao influxo de teu progresso,
Canta, terra querida, o grande dia de tua história.

II

É o gigante que se agita e se levanta,
Das virgens matas, de ínvio sertão!
São tuas usinas, tua indústria e o solo fértil,
Grande celeiro desta Nação.

III

Tens ao ostentar tuas belezas naturais,
OH! Cidade minha, encantos mil.
As tuas fontes buscando os rios,
Beijam os mares do meu Brasil.

IV

Quer na paz ou na guerra,
Sempre és vibrante e altaneira,
Pois teus filhos não temem a luta
Por tua bandeira.

V

À este solo sagrado,
Nossa força exuberante,
Nosso amor, a própria vida,
Para tua glória a todo instante

Download do Hino


           





Última Atualização

28/02/2025 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria