Direciona para https://simbolosmunicipais.com.br/mg/mg/simbolos-municipais Bandeira, Brasão e Hino de Minas Gerais - MG - Símbolos Municipais
s í m b o l o s
Mineiro

Minas Gerais

Minas Gerais / Brasil

Símbolos Municipais de Minas Gerais


Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Minas Gerais.

Bandeira de Minas Gerais


A autoria da Bandeira de Minas Gerais é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Minas Gerais se dá pela Lei 6.498 de 05/02/1924.



A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.

A atual bandeira do Estado de Minas Gerais foi instituída pela lei 2.793, de 8 de janeiro de 1963, sancionada pelo então governador José de Magalhães Pinto.

O triângulo remete à santíssima trindade e foi proposto por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos participantes do movimento da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa. Já a frase em latim foi proposta por Alvarenga Peixoto, outro inconfidente, e foi retirada de um versículo do poeta romano Virgílio.

Download da Bandeira

           



Brasão de Minas Gerais


A autoria do Brasão de Minas Gerais é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação do Brasão de Minas Gerais se dá pela Lei 6.498 de 05/02/1924. O Listel do Brasão de Minas Gerais é Libertas quae sera tamen.



Instituído inicialmente em 1891, pela lei nº 1, de 14 de setembro do mesmo ano, e aprovado em decreto nº 6.498, de 5 de fevereiro de 1924, o Brasão (ou Escudo) do Estado de Minas Gerais é formado por elementos que simbolizam as maiores riquezas da época de sua primeira instituição: a mineração e a agricultura.

A luminária utilizada pelos mineiros sobre duas picaretas simboliza a atividade mineradora e os dois ramos grandes de café e dois ramos pequenos de fumo de cor verde e com flores vermelhas e arroxeadas, a atividade agrícola.

Estes elementos estão sobre uma estrela vermelha, cor também presente na bandeira do Estado, assim como os dizeres Libertas quae sera tamen - expressão latina traduzida como "Liberdade ainda que tardia", lema da Inconfidência Mineira - acima da estrela no Brasão. Na parte inferior do escudo corre uma faixa com a inscrição "Estado de Minas Gerais" e, num laço abaixo dela, a data da primeira Constituição do Estado: 15 de junho de 1891.

O Brasão é usado no alto de edifícios das repartições públicas estaduais, nas escolas, nos quartéis e em parlatórios de cerimônias oficiais do governo de Minas.

Download do Brasão

           





Hino de Minas Gerais


A autoria da letra do Hino de Minas Gerais é de [ aguarde atualização ] e a autoria da música do Hino de Minas Gerais é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação do Hino de Minas Gerais se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Letra

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

Lindos campos batidos de sol, ondulando num verde sem fim
E montanhas que à luz do arrebol têm perfume de rosa e jasmim
Vida calma nas vilas pequenas rodeadas de campos em flor
Doce terra de matas amenas, paraíso de sonho e amor

Lavradores de pele tostada, boiadeiros vestidos de couro
Operários da indústria pesada, garimpeiros de pedra e de ouro
E poetas de doce memória e valentes heróis imortais
Todos eles figuram na história do Brasil e de Minas Gerais

Download do Hino


           





Última Atualização

17/06/2024 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria